• Home
  • Juventude Celap

Juventude Celap



A Juventude representa fase importante para o desenvolvimento do espírito.

Enquanto ser reencarnante em processo de aprimoramento, o jovem trilha caminhos que o convidam, continuamente, ao autoconhecimento e à escolha de atitudes alinhadas aos seus objetivos e ideais, comprometendo-se com uma opção mais consciente de vida.

Mediante os desafios da atualidade, a mensagem de Jesus à luz do Espiritismo representa roteiro seguro e convida o jovem, igualmente, a assumir-se como tarefeiro no bem e a colaborar na construção do mundo novo.

A contribuição na seara espírita favorece ao jovem o conhecimento mais aprofundado da Doutrina Espírita e a vivência mais próxima do Movimento Espírita, permitindo unir cabeças, corações e mãos em prol da promoção do bem e da construção da paz.

A criação e o fortalecimento dos laços entre o jovem e a Casa Espírita trazem benefícios para todos:

Para o Jovem
Desperta para a oportunidade do trabalho voluntário na seara cristã, contribuindo para a realização de diferentes atividades oferecidas pela Casa Espírita;
participa de um processo permanente de formação para ação no bem, contando com o acompanhamento seguro de pessoas mais experientes;
vivencia o sentido de solidariedade, de responsabilidade e de compromisso com o aprimoramento de si e do meio social;
cria o hábito do estudo, que contribui para o autoconhecimento e amplia a capacidade de fazer escolhas;
desenvolve novas competências e habilidades que contribuirão com as atividades que desempenha nos demais contextos sociais;
constrói vínculos de amizade e fortalece as relações sociais.

Para a Casa Espírita e para o Movimento Espírita
  • Enaltece a função educativa da Casa Espírita pelo acesso à vivência do Evangelho Cristão;
  • integra os diversos segmentos etários, fortalecendo a troca de experiências e o sentimento de união;
  • orienta trabalhadores – atuais e futuros – nos diversos campos de atuação espírita;
  • renova as habilidades dos atuais trabalhadores e compartilha experiências aos novos colaboradores;
  • valoriza as habilidades e talentos dos jovens colaboradores, orientando-os e acompanhando-os na diretriz doutrinária das ações da Casa Espírita;
  • proporciona o aumento de trabalhadores qualificados;
  • investe na continuidade, a médio e a longo prazos, dos trabalhos desenvolvidos pela Casa Espírita

OPORTUNIDADE NA CASA ESPÍRITA + ORIENTAÇÃO ADEQUADA =

TRABALHADOR DO BEM

A necessária OPORTUNIDADE para servir deve sempre acompanhar a imprescindível ORIENTAÇÃO aos jovens tarefeiros, a fim de que se prepararem adequadamente para as atividades que serão abraçadas, respeitando-se a disponibilidade e a área de interesse.

Algumas recomendações, baseadas no documento “Orientação ao Centro Espírita” (CFN/FEB, 2006), poderão auxiliar os dirigentes de Casas Espíritas e os coordenadores da Área de Infância e Juventude:
  • As atividades dos jovens junto a outros setores, ou fora do Centro Espírita, devem ser sempre orientadas pelo dirigente/coordenador de Juventude ou pela Diretoria do Centro.
  • Propiciar aos jovens a capacitação para desempenhar atividades no Centro Espírita tais como: colaboração nas aulas para crianças, prestação de serviços nos setores de secretaria, tesouraria, informática e atividades assistenciais; colaboração nas reuniões públicas, doutrinárias, quer ocupando a tribuna, quer realizando outras atividades programadas para essas reuniões, e ajudar na divulgação da Doutrina.

Conforme nos aponta Emmanuel:

“A juventude pode ser comparada a esperançosa saída de um barco para viagem importante. A infância foi a preparação, a velhice será a chegada ao porto. Todas as fases requisitam as lições dos marinheiros experientes, aprendendo-se a organizar e a terminar a viagem com o êxito desejável.”

(Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Caminho, Verdade e Vida, FEB)

Trabalhemos, pois, apontando caminhos e caminhando juntos, para que a juventude encontre êxito nessa importante viagem reencarnatória. (Fonte: FEB)

Horário dos encontros da Juventude Espírita CELAP:

Sábados, às 15:00.

Postar um comentário