Logo Celap
/
Sobre o Celap
"Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã."
-- Chico Xavier

Conheça nossa história

Neste breve espaço, pretende-se relatar o início da criação do Centro Espírita Luiz Antonio, que, em princípio, pode-se dizer que nasceu de uma inspiração em uma das reuniões de tratamento espiritual no Grêmio Espírita Atualpa. 

Assim, conta o nosso irmão João de Abreu que em uma reunião ele e o Dirigente Espiritual Luiz Antonio coadunaram a idéia de iniciarem uma atividade objetivando atendimento aos irmãos em Cristo. 

Dessa forma, a fundação do Centro Espírita Luiz Antonio foi concebida pelo o Senhor João de Abreu, então participante do quadro social do Grêmio Espírita Atualpa. 

A nova entidade denominada centro Espírita Luiz Antonio, teve sua fundação e estatuto aprovados em Assembléia Geral realizada em 09 de junho de 1983. Para a viabilização do projeto, o Senhor João de Abreu cedeu provisoriamente parte das instalações de sua residência, na SHIS Q| 27, conjunto 11, casa 21, lago sul, para o realização das reuniões públicas, do estudo sistematizado da doutrina espírita, da reunião de tratamento espiritual e de desobsessão, bem como as atividades assistenciais e eventos beneficentes em geral. 

Dentre as atividades, se destacaram o estudo sistematizado de evangelização infantil aos sábados, seguido da tradicional sopa servida ás 5 horas, às crianças carentes residentes na região, à época, residentes nas invasões da periferia do final  do lago sul e residentes na cidade do Paranoá. 

Com a implantação da cidade satélite Paranoá em 1990, diversas gestões foram realizadas para a obtenção de um lote, destinado à sede do centro, sendo concedido pela administração local uma unidade em caráter precário. Para tanto foram erguidas algumas dependências com estrutura em pré-moldados, onde hoje, já em pleno funcionamento, se encontram as atividades inerentes ao Centro Espírita Luiz Antonio do Paranoá

Comporta registrar que o médico Luiz Antonio Ferreira Souto dos Santos Lima, natural do Rio Grande do Norte, nascido no dia 15 de setembro de 1890, na cidade de Açu, é o mentor espiritual das duas casas espíritas: lago sul e Paranoá. Sua desencarnação ocorreu em 10 de abril de 1961, na cidade de Natal, capital daquele estado. 

A seguir informamos abaixo a gestão dos Presidentes: 

  • De 1983 a 2003: JOÃO DE ABREU
  • De 2003 a 2005: JOSÉ SAMPAIO MOTA FILHO
  • De 2006 a 2010: ALCINA FRANCISCA DE LIMA
  • A partir de 2010: PEDRO PEREIRA ÁVILA JÚNIOR 

Graças à coragem de todos aqueles que iniciaram nossa obra, cuja atividade precípua é servir aos irmãos em nome do Senhor Jesus, vale ressaltar finalmente que, para alegria e fé dos dirigentes e colaboradores, o CELAP encontra-se hoje com 27 anos de pleno exercício na sua missão cristã. 

Respeitosamente, 

PEDRO PEREIRA ÁVILA JÚNIOR
Presidente