Logo Celap
/
Sobre o Celap
"Cada boa ação que você pratica é uma luz que você cria em torno de seus próprios passos."
-- Chico Xavier

Conheça nossa história

Neste breve espaço, pretende-se relatar o início da criação do Centro Espírita Luiz Antonio, que, em princípio, pode-se dizer que nasceu de uma inspiração em uma das reuniões de tratamento espiritual no Grêmio Espírita Atualpa. 

Assim, conta o nosso irmão João de Abreu que em uma reunião ele e o Dirigente Espiritual Luiz Antonio coadunaram a ideia de iniciarem uma atividade objetivando atendimento aos irmãos em Cristo. 

Dessa forma, a fundação do Centro Espírita Luiz Antonio foi concebida pelo o Senhor João de Abreu, então participante do quadro social do Grêmio Espírita Atualpa. 

A nova entidade denominada Centro Espírita Luiz Antonio, teve sua fundação e estatuto aprovados em Assembleia Geral realizada em 09 de junho de 1983. Para a viabilização do projeto, o Senhor João de Abreu cedeu provisoriamente parte das instalações de sua residência, na SHIS Q| 27, conjunto 11, casa 21, Lago Sul, para o realização das reuniões públicas, do estudo sistematizado da doutrina espírita, da reunião de tratamento espiritual e de desobsessão, bem como as atividades assistenciais e eventos beneficentes em geral. 

Dentre as atividades, se destacaram o estudo sistematizado de evangelização infantil aos sábados, seguido da tradicional sopa servida às 17h, às crianças carentes residentes na região, à época, residentes nas invasões da periferia do final  do Lago Sul e residentes na cidade do Paranoá. 

Com a implantação da cidade satélite Paranoá em 1990, diversas gestões foram realizadas para a obtenção de um lote, destinado à sede do centro, sendo concedido pela administração local uma unidade em caráter precário. Para tanto foram erguidas algumas dependências com estrutura estrutura metálica, onde desde junho de 1995 está em pleno funcionamento. 

Cumpre registrar que o médico Luiz Antonio Ferreira Souto dos Santos Lima, natural do Rio Grande do Norte, nascido no dia 15 de setembro de 1890, na cidade de Assú, é o mentor espiritual das duas casas espíritas: Lago Sul (desativada) e Paranoá. Sua desencarnação ocorreu em 10 de abril de 1961, na cidade de Natal, capital daquele estado. 

A seguir informamos abaixo a gestão dos Presidentes: 

  • De 1983 a 2003: JOÃO DE ABREU
  • De 2003 a 2005: JOSÉ SAMPAIO MOTA FILHO
  • De 2006 a 2010: ALCINA FRANCISCA DE LIMA
  • A partir de 2010: PEDRO PEREIRA ÁVILA JÚNIOR 

Graças a coragem de todos aqueles que iniciaram nossa obra, cuja atividade precípua é servir aos irmãos em nome do Senhor Jesus, vale ressaltar finalmente que, para alegria e fé dos dirigentes e colaboradores, o CELAP encontra-se hoje em pleno exercício na sua missão cristã. 

Respeitosamente, 

PEDRO PEREIRA ÁVILA JÚNIOR
Presidente

plugins premium WordPress